sábado, 2 de abril de 2011

ORIGEM - Mares de Morros

Mar de morros é uma denominação criada pelo geógrafo francês Pierre Deffontaines e consagrada pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber, que se utilizou dessa expressão para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
Apesar de, de acordo com a classificação de táxons de Jurandyr Ross o Mar de Morros confundir-se com o Táxon 1 (Planalto Atlântico), as feições de Mar de Morro só podem ser percebidas em Táxon 2 e 3, ou seja, percebidas a olho nu ou em vôos baixos.
Explicando:

  • 1º táxon: Considera a forma de relevo que se destaca em determinada área (planalto, planície e depressão).




  • 2º táxon: Leva em consideração a estrutura geológica onde os planaltos foram modelados (bacias sedimentares, núcleos cristalinos arqueados, cinturões orogênicos e coberturas sedimentares sobre o embasamento cristalino). ~




  • 3º táxon: Considera as unidades morfoesculturais, formada tanto por planícies como por planaltos e depressões, usando nomes locais e regionais.



  • Sendo um dos domínios morfoclímaticos classificados por Aziz Ab'Saber, os morros (colinas intermontanas) são consideradas feições convexas, fato que cria a suspeita de serem produtos de uma alternância entre pedimentação e mamelonização.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário